quarta-feira, 17 de junho de 2020

Ouvir ou não ouvir: lições sobre ouvir

Protesto de Black Lives Matter em Los Angeles

Por Katrina Stephany • Colaborador da Guelph • Notícias 

Como ativista, percebi que nem sempre escuto o melhor que pude. Costumo ser pego na escolha de lados, julgando os outros pelo que eles estão fazendo ou como estão fazendo, e na tomada de decisões sobre qual novo grupo dissidente da organização eu apoio e sigo. Nesse paradigma, sempre há pessoas que estão fazendo 'certo' e outras que estão fazendo 'errado'. Este parece ser um modo de vida em muitos movimentos e organizações sociais. Em última análise, essa mentalidade termina em sentimentos de raiva e mágoa que podem dividir e destruir até as causas socialmente mais conscientes.
No sábado, 6 de junho de 2020, um grupo de organizadores e participantes do BIPOC (negros, indígenas e de cor) se reuniu em Guelph para protestar contra o racismo e a brutalidade policial, que são uma realidade no dia-a-dia do folclore negro e do POC. pelo mundo. Para as aproximadamente 5.000 pessoas (negras e não negras), foi um dia para expressar raiva, raiva, desespero e frustração. Foi um dia para se manifestar contra as ações de uma sociedade branca privilegiada que prejudica e controla as pessoas através de estruturas de racismo sistêmico construídas sobre nada mais do que a cor de sua pele. Foi um dia, para muitos, para celebrar sua 'negritude' e ocupar espaço em um lugar que sempre diz que eles não pertencem.
Eu sou um escritor e muito vocal na maior parte do tempo. Uso minhas palavras e pensamentos para educar, julgar e proclamar meu espaço no mundo. Ontem, eu escolhi ficar em silêncio. Eu reconheci que não era a minha voz que precisava ser amplificada e ouvida. Em vez disso, escolhi o silêncio. Eu escolhi ouvir as vozes que precisavam ser ouvidas, e não vocalizei através de minhas próprias necessidades e opiniões. Ontem não era sobre mim. Tomei uma decisão consciente e deliberada de não se envolver diretamente e de não escolher lados, traçar linhas e policiar qual grupo estava certo e qual grupo estava errado. Em vez disso, participei da audição, testemunhando os eventos que se desenrolam por meio de vídeo ao vivo. Minha decisão de ouvir me permitiu ouvir tantas coisas que eu teria perdido de outra maneira.
Eu ouvi as vozes de pessoas fazendo julgamentos sobre a validade desse protesto em particular entre o BIPOC e não-negros. Ouvi a dor e o desconforto das pessoas que estavam trabalhando tão duro para organizar o evento, como disseram a outras pessoas em todo o espectro que o que estavam fazendo não era bom o suficiente. Eu ouvi a raiva batendo na multidão, como muitos pediram um desmantelamento sistêmico do estado policial. Ouvi ativistas do Black Lives Matter condenando outros ativistas do BIPOC por serem muito inclusivos - por exigir muito pouco e por não exigir o suficiente.
Eu ouvi o ressentimento em vozes questionando a presença de tantos participantes não-negros. Por que eles estavam lá? Eles realmente apoiaram e entenderam, ou eles estavam lá para a experiência e a selfie? Ouvi as críticas de como a marcha foi organizada - como gestos simbólicos eram mais performativos do que significativos. Eu ouvi o questionamento de por que um protesto dessa magnitude foi 'permitido' durante uma pandemia global. Ouvi vozes levantadas em solidariedade. Ouvi a paixão e ouvi a celebração nas vozes das pessoas enquanto elas se juntavam e proclamavam suas verdades. Eu ouvi a exaustão no coração de todos ao longo do dia. Acima de tudo, ouvi a voz da esperança de que uma mudança real estava finalmente chegando.
Se eu não tivesse escolhido escutar - tivesse sido mais sincero em meus próprios julgamentos e sentimentos em relação às minhas próprias cumplicidades ou ações aliadas - eu teria deixado de ouvir tudo isso e muito mais. Ontem, parei para ouvir em vez de falar. Em vez de ver organizações e movimentos serem estruturados, policiados e controlados, vi milhares de indivíduos. Eu ouvi todas as pessoas terem seus próprios diálogos internos, suas próprias experiências, suas próprias mágoas e dores, suas próprias necessidades e seu próprio desejo de simplesmente serem ouvidas e reconhecidas como valiosas. Acima de tudo, através do meu próprio silêncio, pude ouvir as pessoas finalmente parando para ouvir. Ouvi pessoas ouvindo umas às outras e respondendo com compaixão e compreensão. Eu ouvi pessoas abrindo espaço para pessoas que foram oprimidas e silenciadas por tanto tempo ... e isso me dá uma esperança real para o nosso futuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário